RCC Pernambuco
Notícias do Movimento
 
 
16
Jul
Entrar no molde de Jesus pelo Espírito Santo.
Entrar no molde de Jesus pelo Espírito Santo.

É necessário que nos conformemos a Jesus. E para que andemos na forma de Jesus, é preciso a ação do Espírito Santo em nossa vida, para que, Ele agindo, eu possa entrar “dentro” do molde de Jesus.


Em Colossenses 2,12b-13, Paulo nos diz: "É ele que nos perdoou todos os pecados, cancelando o documento escrito contra nós, cujas prescrições nos condenavam. Aboliu-o definitivamente, ao encravá-lo na cruz."  


Hebreus 10,14 nos diz: "Por uma só oblação ele realizou a perfeição definitiva daqueles que recebem a santificação."  


Se Jesus já fez definitivamente, porque que eu preciso do Espirito Santo?  Não valeu aquilo que Jesus fez definitivamente? Pra que que eu preciso dele? A gente clama o Espirito Santo, sabe da corrente de graça que pede o Espirito Santo, mas se Jesus já fez, e não só pela morte e ressurreição, mas fez definitivamente, pra que que eu preciso do Espirito Santo, qual a ação que ele tem na gente nesse conformar-se. Se pegarmos o evangelho de João 16, 6ss, diz: "Entretanto, digo-vos a verdade: convém a vós que eu vá! Porque, se eu não for, o Paráclito não virá a vós; mas se eu for, vo-lo enviarei”.  Então, sabemos que Jesus enviará o  Espirito, mas pra que Ele vai enviar o Espirito Santo? No versículo 8, João continua dizendo: "E, quando ele vier, convencerá o mundo a respeito do pecado, da justiça e do juízo."


Era necessário que o Espirito Santo viesse pois Ele "Convencerá o mundo a respeito do pecado, que consiste em não crer em mim."  É o Espirito Santo que mostra isso pra gente, quando somos inundados por ele, que o maior pecado que eu tenho, é o de não crer que pode fazer tudo na nossa vida, inclusive nos moldar, nos conformar a Cristo. O Espirito Santo vem nos mostrar que o pecado é não crer nele.


Eu posso não querer aprender do Espirito Santo, sobre o pecado, a justiça e o juizo. Posso até ouvir sobre o pecado, a justiça e o juízo e não querer colocá-lo em prática na minha vida.  Posso dizer, ah não, não quero me conformar, essa forma é muito apertadinha, eu prefiro ficar fora dela, para poder ficar solto, ter liberdade. Mas fazer isso é como se eu dissesse: eu tenho o Espirito Santo, Ele habita em mim, Ele está no meu coração, mas, independente disso, eu continuo levando a minha vida do meu jeito.


O Espirito Santo é ação movedora que me impulsiona a querer parecer ainda mais, entrar na forma de Cristo, amá-lo ainda mais.


Mas posso perguntar: Porque eu tenho que me moldar a Jesus? É pela ação do Espirito, que podemos fazer as coisas que Jesus fez ou até maiores, pois o Espirito Santo estará conosco "É o Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece, mas vós o conhecereis, porque permanecerá convosco e estará em vós."  (João 14,17) Portanto, o Espirito Santo estará com você e em você, assim poderá fazer coisas maiores que o próprio Jesus fez.  


Quando não nos conformamos, pela ação do Espirito, ao molde de Jesus, passamos a ser um Cristão morno, conforme fala o livro do Apocalipse 3,15-16, que vive de acordo com a sua forma, seu molde. Mas se queremos ser quentes, é preciso  conformar-se, entrar no molde de Jesus.


Conformar-se ao molde de Jesus é ter a mesma ação e reação dEle. Ser capaz de ter as mesmas atitudes. Como você reage quando alguém faz alguma coisa errada? Conforme seu molde ou o de Jesus? É preciso fazer como Ele fazia. Mas repito, isto só é possível pela ação do Espírito Santo.



Quero concluir com a fala do Papa Francisco no Angelus do dia 02/07, que nos dizia: "O Cristão não deve ter um coração duplo, mas um coração simples, unido, que não tenha o pé em dois calçados, mas que seja honesto consigo mesmo e com os outros. A duplicidade não é cristã."


Não podemos ser cristãos que tem duas caras, mas precisamos ter aquela que cabe dentro do molde de Jesus.


E aqui, respondendo a minha pergunta de como eu posso, objetivamente, deixar-me configurar a Jesus, o Catecismo da Igreja Católica no nº 683 responde: “Para estar em contato com Cristo, é preciso primeiro ter sido tocado pelo Espírito Santo. É Ele que nos precede e suscita em nós a fé’.


Quem quer se moldar a Jesus? Primeiro a gente precisa ser batizado e tocado pelo Espirito Santo, do contrário a gente não vai se moldar ao molde de Jesus.


 


Paulo Mecabô - Coordenador Estadual RCCRS


Compartilhe está Notícia
Indique a um amigo
 
 

Copyright © 2019 RCC Pernambuco. Todos os direitos reservados.